Área no bairro Votocel acumula lixo e entulho perto de residências.
Prefeitura informou que equipes vão limpar o local e eliminar criadouros.

O esgoto a céu aberto em uma área verde do bairro Votocel, em Votorantim (SP), tem preocupado cada vez mais os moradores da região. Além do mau cheiro, outro problema é o risco de proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor de dengue, febre chikungunya e vírus da zika, principalmente em época de chuva.

Na área ainda há lixo e entulho acumulado, como garrafas pets e carcaças de eletrodomésticos, que travam a passagem de uma tubulação de água.

O aposentado Sabino Filho acredita que o problema seria minimizado se moradores não jogassem lixo no local.

“Se o povo tivesse consciência pelo menos já seria um ponto favorável para a saúde pública, porque o órgão público não está nem aí”, afirma. Com o histórico de sete pessoas que já tiveram dengue na família, o pedreiro Ademir de Oliveira Muniz fica ainda mais preocupado com a situação da área verde, às margens da SP-79.

Lixo e entulho são jogados no local  (Foto: Reprodução/TV TEM)

“Já reclamamos, mas ninguém faz nada, até hoje ninguém fez nada”, afirma. O morador diz que ver a sujeira desembocando da tubulação é triste, porque os detritos propiciam o acúmulo de água. Segundo a prefeitura, 43 pessoas foram diagnosticadas com dengue no ano passado em Votorantim.

O governo municipal informou que agentes de saúde vão tomar as medidas necessárias no local e afirma que a limpeza de bairros, afim de evitar o acúmulo de entulho, será feita frequentemente. Sobre a tubulação, a empresa Águas de Votorantim disse que não havia recebido reclamação, mas que uma equipe técnica vai fazer o conserto para desobstruir a passagem.

Esgoto a céu aberto passa em área do bairro Votocel  (Foto: Reprodução/TV TEM)